CITENEL | SEENEL


Edições Anteriores

O Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL e o Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SEENEL são, atualmente, o principal espaço para discussão dos resultados e impactos do Programa de P&D e EE regulados pela ANEEL. Desde 2009, o CITENEL passou a ser realizado concomitantemente com o Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SEENEL, que visa apresentar os resultados do Programa de Eficiência Energética, também regulado pela ANEEL.


Em 2015, o evento foi realizado de 17 a 19 de agosto em Costa do Sauipe, no litoral da Bahia, sob a organização da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba. O evento contou com 632 participantes e 44 patrocinadores e, durante sua realização, foram apresentados novos produtos e tecnologias por meio de 160 trabalhos técnicos, 4 painéis de debates e discussões e 16 stands em exposição.


Em 2013, o tema central dos eventos foi Inovação com responsabilidade: superando barreiras e agregando valor. Organizado pela LIGHT, os eventos ocorreram na cidade do Rio de Janeiro e contaram com um público de cerca de 900 participantes e 21 expositores.


A edição de 2011, cujo tema central foi A tecnologia ligando as pessoas ao futuro sustentável, foi organizada pela Companhia Energética do Ceará – Coelce, registrou um público de 715 participantes e 20 expositores, entre eles a ANEEL, 12 empresas de energia do setor elétrico e 7 fabricantes de equipamentos ou empresas de base tecnológica.

Em 2009, os eventos foram organizados pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte, em Belém, Pará. Nesse ano, pela primeira vez, foi possível a utilização de recursos oriundos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela ANEEL para custeio do evento. Essa permissão está prevista no Manual de P&D – versão 2008.


Ainda, como inovações do evento ocorridas em 2009, pode-se destacar a realização das rodadas de negócios, cujo objetivo era fomentar negócios entre os participantes, por meio de reuniões de negócios entre empresas, instituições de P&D e fabricantes, que demandam e ofertam produtos e serviços, bem como a realização do primeiro Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SEENEL.


Em 2007, o IV CITENEL foi organizado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, na cidade de Araxá, Minas Gerais. O evento trouxe como novidade, a realização do I Painel de Eficiência Energética, no qual se discutiu a nova regulamentação dos programas regulados pela ANEEL. Com a participação de um público de 378 participantes, foram apresentados 98 artigos técnicos e 24 trabalhos expostos em formato de pôster, e um espaço para exposição de produtos em estandes.


O III CITENEL, organizado pela Tractebel Energia, ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, em 2005. Com a presença de 440 participantes, o evento também registrou 257 artigos técnicos publicados nos anais, dos quais 132 foram apresentados oralmente em sessões técnicas paralelas. Houve, também, uma mesa redonda e quatro workshops, nos quais foram discutidos os seguintes temas: Propriedade Intelectual; Eficiência Energética; Aspectos Legais e Regulatórios; Gestão de Projetos e Programas de P&D.


A segunda edição do CITENEL ocorreu em 2003, em Salvador, Bahia, sob organização da Universidade de Salvador – Unifacs e do Instituto Euvaldo Lodi – IEL. O II CITENEL registrou a presença de aproximadamente 400 participantes, 205 artigos técnicos publicados nos anais, 127 artigos apresentados oralmente nas sessões técnicas. Entre os resultados apresentados, destacam-se: 1 depósito de patente; 7 montagens de projeto-piloto; 25 protótipos; 47 ensaios e medições; e 47 sistemas computacionais.


O I CITENEL ocorreu em 2001, em Brasília, Distrito Federal. O evento foi organizado pela ANEEL, com o apoio do Ministério de Minas e Energia - MME, do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Com a presença de 329 participantes, entre eles autoridades do setor elétrico brasileiro foram apresentados os resultados dos projetos de P&D realizados nos ciclos 1998/1999 e 1999/2000, desenvolvidos por 44 empresas do setor elétrico. Foram realizados workshops sobre temas específicos e uma feira para exposição de produtos gerados pelos projetos realizados.


Realização e coordenação

Navegadores de internet compatíveis